Tudo sobre vinho para iniciantes

Com a Lady você aprende tudo que precisa saber para ser uma dama ou cavalheiro de primeira. A primeira coisa é que todo mundo acha que sabe super sobre vinho e nem sabe porra nenhuma. Tem vinho para caralho no mercado (inclusive no supermercado) e ninguém dá conta jamais… então tira o mito e se entrega. Aqui o que a Lady sabe.

Tipos de vinho

Na visão da Lady existem:
tinto (no caso os vermelhos) que pode ser tomado à temperatura ambiente, mas ideal é um mínimo geladex, tipo bota na geladeira tipo 5min antes de tomar e dá o efeito. Combina com carnes, massas, tudo que é mais pesado.
branco (no caso os brancos) que se toma gelado e combina mais com peixe, frutos do mar, frango, carnes brancas.
rosés – estes devem ser servidinhos a tipo -8 graus, uns 30min de geladeira e são os curingas. Se você vai comer desde peixe a carne a tudo, esse é o vinho. Ideal para menu degustação em restaurante que vem de tudo.
espumantes – sim, são vinhos também. Existem os champagnes (que são os espumantes produzidos na região do Champagne na França), quaisquer espumantes produzidos fora de lá são na essência a mesma coisa, mas são chamados de espumantes (entram aqui os bons e velhos Chandon e Mumm) e prossecos (que são produzidos na região de Veneto, na Itália) ou mesmo as cavas (que são feitas na Espanha), tudo o mesmo nome pra mesma coisa, só depende de onde foi feito.

Como abrir vinhos – tem uma infinidade de saca-rolhas, mas se você tiver um desse abre qq coisa sem dificuldade NENHUMA. Sempre corta com uma faquinha a embalagem para livrar e ficar só a garrafa e a rolha e aplica ele nela que você vai ver. Faz com segurança e transmita a confiança aos seus convidados.

Como abrir champagnes e espumantes – muito simples, não tem essa de estourar no alto, vai dar no teto, na luz, em alguém, pelo amor de Deus, o ideal é não sacudir a garrafa, segurar na mão a rolha e tipo ir girando até ela sair e confie que o negócio não vai jorrar, ok?


Uma colega da Lady tem postado essas dicas da Electrolux no Face e achei ótimo.

O mapa do sabor do vinho tinto. O mais vendido é sempre o cabernet sauvignon que vai com carne e pronto:


Como a Lady não vende patrocínio vou indicar aqui os que conheço em ranking de melhor para pior de fama:
Francês – qualquer um feito em Bordeaux diz que tem os melhores vinhos tintos. Tem um chamado Petrus Gaia que é o que há, mas é tipo 80 conto a garrafa. E vinho francês seria o top, né.
Chileno – tem excelente fama. Tem o Santa Helena e o Viu Manent.
Argentino – tem fama bom também, tem o Benjamin Nieto Senetiner (aí dentro da mesma marca tem o cabernet, o merlot, etc e os reservados são sempre melhores – e mais caros, isso se aplica a todas as marcas)
Brasileiro – já provei de Marcus James a Pizatto, inclusive os Valduga e foram belezinha.

Não preciso nem dizer que o Chapinha, Chalize e afins são os baratex do mercado e são mega doces. Quem não entende de vinho normalmente gosta desses porque são mais pro gosto popular. Os pais da Lady mesmo gostam desses. Idem para a Chuva de Prata no caso dos espumantes. Nada contra, mas chique mesmo gata são esses aqui, tá?

De qq forma a Lady compra Charlize branco sempre pra cozinhar risotto e super recomenda.

Reforçando o tema da temperatura:

Aí tem a questão de como degustar. Quando pede vinho em restaurante, o garçon sempre traz pra quem pediu uma tacinha antes pra você provar e tipo dar um sim com a cabeça aprovando que se sirva a todos. Sempre fico pensando o que ia acontecer se você dissesse algo do tipo “tá cagado”, pois já abriu mesmo a garrafa… acho que só se avinagrar mesmo.. kkk…

Conservação – quem tem adega climatizada seria o ideal, mas a Lady nem tem, tipo fizemos na cozinha de casa uns quadradinhos e eles ali ficam longe do sol, longe de agito. E tem que dar uma viradinha nas carrafas uma vez por mês vai.

A taça certa para cada tipo de vinho:

Servir – ideal mesmo é servir só meia taça sempre e ir repondo. Não é Coca-Cola!

E por fim a harmonização de queijos e vinhos. Aqui o mapa da sabedoria:

Isso nem a Lady sabia!
E caso dê zica com a sua roupa:

E detalhe é que todo restaurante mais de médio a chicoso tem talco ou Semolin (um ultra talco que remove gordura no ato das roupas), sempre tente pedir ao garçon que eles têm!

Sabendo o que está aqui, você sabe o suficiente para a vida. Agora se joga e vamos brindar!

Bjs da Lady!

Anúncios

  1. Mandou muito bem Lady!
    Não esqueça que os brancos também são considerados vinhos para acompanhar sobremesas, e, eu recomento o Late Harvest – da Concha & Toro (Chile)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s